Afinal, por que realizar o armazenamento de notas fiscais?
Primeiramente, vale ressaltar que o armazenamento de notas fiscais não é apenas um sinônimo de organização. É uma obrigação! Afinal, se houver erros de cálculos tributários na Receita Federal, a sua empresa terá como contestar alguma irregularidade apresentando todos os documentos fiscais. Caso contrário, sua empresa poderá ser taxada com multas altíssimas e até mesmo ser enquadrada no crime de sonegação fiscal.O que a lei diz sobre isso?
Agora você deve estar se perguntando: devo guardar documentos fiscais por quanto tempo? Segundo a Lei 5.172, Art. 173, o prazo ideal de armazenamento de notas fiscais deve ser até 5 anos. Por precaução, os softwares inteligentes oferecem uma nuvem de armazenamento de todos os modelos de NF-e.Por que contar com software Nota Simples?
1- Seguro
O moderno software de NF-e do Nota Simples é uma ferramenta altamente segura para você fazer o armazenamento de notas fiscais da sua empresa em nuvem por 5 anos ou mais tempo. Além disso, foi desenvolvido por especialistas que garantem a disponibilidade de consultas de NF-e com o envio de Danfe e o XML automaticamente para o e-mail do seu cliente ou fornecedor. Os processos são estruturados para garantir a confidencialidade e a transparência das informações.2- Fácil
Nosso gerenciador de NF-e é intuitivo, simples e de fácil manuseio. Sendo assim, a compreensão rápida das funções oferecidas faz com que a consulta de documentos fiscais seja mais ágil. Com poucos minutos e cliques você emite suas Notas Fiscais.3- Prático
A plataforma do Nota Simples garante praticidade e integração para a sua empresa. O sistema pode ser implantado em várias áreas de trabalho, como notebooks ou tablets e oferece a integração com site e-commerce, através de API ou o Integrador A3.4- Suporte
O processo de emissão de Nota Fiscal Eletrônica possui muitos detalhes e pode ser um pouco complexo e delicado. Com um atendimento diferenciado, o time de suporte especializado está sempre pronto para ajudar com dúvidas sobre o sistema, disponível de segunda a sexta-feira via chat, telefone e e-mail.5- Não exige fidelidade
Por fim, fechando a lista de benefícios do nosso sistema de emissão fiscal, o Nota Simples não exige fidelidade e nem taxa de implantação em nenhum dos nossos planos. Conheça nossos planos e veja qual atende à necessidade da sua empresa. Saiba como o sistema Nota Simples pode te ajudar! Anotou todos os benefícios do armazenamento de notas fiscais? Conte com o gerenciador de NF-e Nota Simples. Evite problemas e descontrole com documentos fiscais. Fale conosco e conheça a expertise de nosso sistema! Esse conteúdo lhe foi útil? No blog do Nota Simples você encontra mais artigos como este. Lá já falamos sobre NF-e denegada, erros comuns na emissão de nota fiscal e muito mais!Devido ao alto índice de desemprego no Brasil, muitas pessoas se arriscaram a abrir o próprio negócio. A partir disso, o número de microempreendedores individuais (MEI) atingiu 11,3 milhões de cadastros ativos. Pensando nisso, o Nota Simples responde às questões sobre obrigatoriedade e como emitir nota fiscal para MEI. Continue a leitura!
Afinal, emitir nota fiscal para MEI é obrigatório?
A nota fiscal para MEI nem sempre é obrigatória, pode variar dependo da situação. Vamos lá, para a venda direta para pessoas físicas, não é necessária a emissão da nota fiscal. Porém, se desejar, o cliente pode solicitá-la.
Por outro lado, a obrigatoriedade se aplica quando há venda ou prestação de serviços para clientes denominados como pessoas jurídicas. No entanto, existem algumas exceções, por exemplo, no estado do RJ, o microempreendedor individual não é obrigado a emitir.
Veja o passo a passo de como emitir nota fiscal para MEI
1- Cadastramento na SEFAZ
O MEI deve se credenciar na Sefaz estadual (ocupações industriais ou comerciais) ou municipal (prestadores de serviço). Após este passo inicial, a Secretaria da Fazenda do estado da sua região será responsável por fornecer seu login e senha de acesso ao sistema. Vale ressaltar que nem todas as prefeituras oferecem esse formato. Portanto, vá até à sede do seu município para se informar melhor sobre o procedimento correto.
2- Certificado digital
O MEI é obrigado a adquirir um certificado digital para emitir nota fiscal eletrônica. Este documento traz agilidade e segurança ao processo de transferência de informações à Receita Federal. Para obter sua assinatura digital, é preciso encontrar uma agência de autoridade certificadora, empresa especialista na venda e emissão do certificado.
3- Software para emissão de nota
Depois de se cadastrar no Sefaz e obter o certificado digital, é importante contar com um emissor de nota fiscal eletrônica. Este tipo de sistema realiza a emissão de NF-e de forma automática, rápida e 100% segura. Além disso, ainda oferece a possibilidade de integração com outras plataformas de negócio.
4- Preenchimento e armazenamento da nota
O último passo de como emitir nota fiscal para MEI é preencher corretamente todos os campos disponíveis com dados da sua empresa, do cliente e do produto. Após esses dados preenchidos, basta emitir e salvar a nota através do software de gestão NF-e. O sistema permite o armazenamento em nuvem de todas as notas fiscais emitidas e recebidas.
Quais são os benefícios de emitir nota fiscal para MEI?
A seguir, o Nota Simples listou todos os benefícios da nota fiscal para MEI. Veja:
- melhora na logística da empresa;
- diminuição de possíveis erros;
- redução dos gastos com armazenagem de documentos;
- legalidade perante aos órgãos de fiscalização;
- confiabilidade empresa/marca;
- incentivo às novas modalidades de comércio eletrônico;
- controle do faturamento;
- otimização da gestão contábil.
Nota Simples: teste nosso software por 7 dias grátis!
Visto as vantagens de emitir nota fiscal para MEI, garanta já um sistema para emissão de nota fiscal eletrônica para o seu negócio. O Nota Simples disponibiliza 7 dias de teste grátis. Entre em contato conosco e conte com a expertise do nosso software!
Esse conteúdo foi útil? Acompanhe mais informações no blog do Nota Simples! Nós já abordamos temas similares, como NF de remessa e de retorno, nota fiscal de devolução, entre outros.