Conheça nosso blog
Emissão GRÁTIS por 7 dias sem compromisso
04MAI
Guia prático: como entender uma nota fiscal
Publicado em 04 de maio de 2020

Como entender uma nota fiscal

A nota fiscal é o documento oficial que comprova a existência de uma transação comercial (venda de produtos ou prestação de serviços). Além de ser um documento de posse, também é utilizada para fins de fiscalização e tributação. Apesar de ser simples, possui uma estrutura de informações que muitas pessoas não entendem. Por isso, para facilitar a sua vida, o Nota Simples preparou um guia prático. Leia este artigo até o final e descubra como entender uma nota fiscal de uma vez por todas!

Como entender uma nota fiscal em 7 passos

Passo 1: Considere as diferenças entre as notas fiscais

O primeiro passo para saber como entender uma nota fiscal é ter conhecimento de que existem dois tipos do documento:
  • nota fiscal de saída: emitida para o cliente quando ele adquire seu produto ou serviço;
  • nota fiscal de entrada: é aquela que confirma que uma mercadoria ou serviço entrou na empresa.

Passo 2: Identifique a entrada ou saída

No canto superior esquerdo existe o logotipo e as informações da empresa que emitiu aquela nota fiscal. Ao lado, há o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) acompanhado de dois números: 0 (zero) simboliza a entrada, e o 1 (um) simboliza a saída. Dessa forma, é possível identificar rapidamente se aquela é uma NF de entrada ou de saída.

Passo 3: Verifique as informações do emitente e destinatário

Tanto as notas de saída quanto as de entrada terão os dados relativos ao emitente e destinatário no cabeçalho. Neste campo, poderão ser encontrados:
  • CNPJ ou CPF dos envolvidos na transação;
  • endereços;
  • nomes;
  • Inscrição Estadual, caso houver;
  • telefones;
  • data de emissão do documento;
Reconhecer esta parte é fundamental no processo de como entender uma nota fiscal a fim de evitar erros.

Passo 4: Analise se a forma de pagamento está de acordo

As informações relativas a forma de pagamento também devem constar na nota fiscal. As orientações devem seguir as oportunidades desta ação fornecidas pela empresa que concede o produto/serviço. Isso é, à vista ou a prazo (cheque, cartão de crédito ou boleto bancário). Lembramos que caso o pagamento seja realizado a prazo é coerente que os valores determinados às parcelas também constem na nota fiscal.

Passo 5: Veja as especificações do produto/serviço

Além das informações das partes envolvidas, os dados do produto está sendo transportado ou do serviço que será feito também estão presentes na nota fiscal. Alguns são:
  • nome;
  • descrição;
  • quantidade;
  • valor unitário;
  • código.

Passo 6: Atente-se ao CFOP

Em penúltimo lugar de como entender uma nota fiscal, veja se o Código Fiscal de Operações e Prestações, CFOP, está contido. Ele formaliza a finalidade do produto/serviço, portanto é compreendido como uma informação obrigatória. Consulte-nos para saber mais sobre o CFOP.

Passo 7: Localize os dados adicionais

O último trecho da nota fiscal existe um campo escrito “dados adicionais”. Ali, podem conter informações variadas sobre assuntos que não foram contemplados nas seções anteriores. Dados sobre o vendedor, ponto de referência e legislação específica, dentre outros fatores. Agora você já sabe como entender uma nota fiscal! Mas, e a emissão do documento? Como fazer? Bom, nesse caso, você pode deixar conosco! O Nota Simples oferece um sistema para emissão de Nota Fiscal Eletrônica fácil, prático e útil para sua empresa. Realizamos o cálculo automático de impostos e o armazenamento de notas fiscais em nuvem. Com o nosso gerenciador de NFe você usufrui de diversos benefícios! Entre em contato conosco e conheça melhor nosso serviço. Este artigo foi útil para você? Continue a leitura no blog do Nota Simples! Confira os últimos artigos que publicamos:
Posts Recentes