O empreendedorismo no Brasil consiste em uma atividade cercada por desafios internos e externos. No âmbito interno podemos citar as ações administrativas e no externo a economia é um exemplo. Mas ainda com todas as inseguranças,
o crescimento do empreendedorismo se mantém em alta durante o ano de 2020. Pensando nesta perspectiva, preparamos este artigo para que você conheça os principais erros dos empreendedores e saiba como desviar deles. Garanta o sucesso do seu negócio!
Quais são os erros dos empreendedores?
Toda pessoa ao abrir um negócio está propensa a errar ou acertar. Em geral, ter um direcionamento de um mentor ou sócio que conheça o setor de atuação pode reduzir o risco. Contudo, ainda assim, não há como prever em totalidade quais ações podem gerar erros futuros. A ideia, neste sentido, é que o empreendedor invista em leituras e aprimoramentos para aproximar-se da perfeição. Na sequência, citaremos erros dos empreendedores entendidos como os mais comuns. Veja quais são eles!
1- Administrar setores de forma independente
Em um empreendimento nenhum setor deve sobrepor o outro em nível de importância. Ainda que sejam separados, em função da técnica desenvolvida por cada equipe, devem seguir um padrão de regimento para gestão. Afinal, a soma do desempenho de todas as áreas será notada para considerar a performance da empresa como um todo.
2- Desconhecer termos do universo fiscal
Todo bom empreendedor deve ter, no mínimo, curiosidade sobre o universo fiscal. Isso contribui para formar mais autonomia e compreensão no aspecto de gestão financeira da companhia. O diálogo entre gestor e contador, a partir do conhecimento de termos fiscais básicos, tende a ser mais assertivo.
3- Não cuidar da comunicação
Abrir mão da comunicação nos veículos online ou offline está entre os erros dos empreendedores. Atualmente, por meio da internet, é possível compreender, até mesmo, de onde vem o fluxo de cliente e quais são os desejos dos compradores. Por isso,
a imagem de algumas empresas tem potencial de ser relacionada às ações de comunicação, principalmente as que lidam com o público jovem.
4- Não armazenar documentos fiscais
Outro ponto que está entre os erros dos empreendedores é não armazenar os documentos fiscais.
A falta dessa ação influencia diretamente na comprovação dos trâmites de compra e venda. Recomendamos que notas fiscais e documentos que comprovem pagamento sejam guardados por 5 anos além da data da compra. Eles servem como certificado de garantia durante todo este período.
5- Abrir mão de um planejamento futuro
A falta de planejamento está entre os erros dos empreendedores, pois desconsidera o estabelecimento de metas para o crescimento da empresa. O empreendedor precisa se comprometer a observar o empreendimento como alguém que está prestes a começar a subir degraus. Com isso,
os projetos têm que ser determinados com prazos de alcance curto, médio ou longo.
6- Não emitir nota fiscal eletrônica
Deixar de emitir nota fiscal pode representar uma prática de sonegação de impostos, o que está enquadrado como crime segundo a legislação. De acordo com a Lei 4.729/1965: “
prestar declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informação que deve ser produzida a agentes de pessoas jurídicas de direito público interno, com intenção de eximir-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas e quaisquer adicionais devidos por lei.”
Faça a emissão da sua NF-e com o Nota Simples!
Agora que você já conheceu os erros dos empreendedores, contar com o Nota Simples é a solução para manter sua empresa de acordo com a lei! Oferecemos um sistema completo de emissão e
gestão de NF-e e armazenamento na nuvem para garantir bons resultados. Trabalhamos com total comprometimento para deixar a gestão fiscal do seu negócio em dia!
Entre em contato conosco para tirar dúvidas e obter mais informações! Gostou deste artigo? Continue lendo o conteúdo exclusivo que produzimos para você em nosso blog. Veja: