Conheça nosso blog
Emissão GRÁTIS por 7 dias sem compromisso
29Jun
erros na administração empresarial
Publicado em 29 de junho de 2020

Erros na administração empresarial: quais devem ser impedidos?

O ano de abertura de uma companhia é o de maior expectativa. Neste momento, todos os envolvidos estão empolgados com o empreendimento e têm foco total em gerar resultados. No entanto, embora esse sentimento de êxtase com o projeto seja considerado bom, os gestores não devem abrir mão de prevenir o aparecimento dos erros na administração empresarial. Para isso, antes devem identificá-los a fim de efetuar as providências. Neste artigo, listamos alguns para que você possa conhecê-los. O último, inclusive, é considerado crime segundo a legislação vigente. Boa leitura!

Quais os erros na administração empresarial mais comuns?

Em vista do que foi dito anteriormente, aventurar-se em um novo negócio é desafiador. A política de incentivo ao empreendedorismo e os cursos de apoio ao empreendedor são identificadas como aspectos positivos, nesta perspectiva, por contribuírem com ações, estratégias e técnicas que o conduzem ao sucesso. Contudo, quando há desacordos ou mau planejamento, as coisas podem “desandar”. Por isso, não deixe de verificar abaixo quais são os erros na administração empresarial e evite que eles ocorram na sua companhia.

1- Falta do plano de negócios

Como falamos no início deste artigo, o primeiro ano da empresa se caracteriza por ser aquele onde os funcionários estão empolgados em gerar resultados. Por outro lado, a falta de um plano de negócios firmado impede a identificação dos resultados que precisam ser atingidos em pequeno, médio e longo prazo.

O plano de negócios, deste modo, trata-se de uma estratégia para ir ao encontro do objetivo maior da companhia.

2- Não ter capital definido

Tanto o capital inicial, quanto o capital de giro devem ser definidos antes da abertura do negócio. Eles servirão como garantia para a detenção de um espaço ou manutenção deste, além da rotação em operação de vendas. Sendo assim, precisam estar guardados para funcionarem como a engrenagem de sua empresa.

3- Não pensar no retorno do investimento inicial

Não pensar no retorno do investimento inicial também está dentre os erros na administração empresarial. Pense, se você comercializa um produto de alto valor agregado não há como vendê-lo no preço que o fornecedor faz o repasse. Agindo deste modo, sua empresa não terá lucro e, possivelmente, ainda terá prejuízo no balanço final de entrada e saída.

A solução para esta questão pode ser compreendida no desenvolvimento de uma margem de preço estipulada pela sua empresa. Verifique a importância do item dentro do segmento e o preço requerido por seus concorrentes.

4- Esquecer o público-alvo

As características do público-alvo da empresa devem pautar toda a estruturação de comunicação. Por isso, tentar focar em públicos, ou clientes, muito diversificados, com atributos e necessidades distintas, não é uma boa forma de fidelizá-los.

5- Evitar a auditoria fiscal

Os contadores responsáveis por fazer a auditoria fiscal aliam todos os pontos pertinentes a entrada e saída do dinheiro na sua empresa. Essa ação é importante tanto no início do projeto empreendedor, quanto depois de já firmado no mercado de atuação visto que ela auxilia uma melhor visualização sobre o aspecto financeiro.

6- Perder o controle das mercadorias em estoque

Perder o controle das mercadorias em estoque simboliza um dos erros na administração empresarial mais comuns durante primeiro ano do negócio. O gestor deve ter uma boa avaliação do estoque para evitar que a venda de um item seja realizada sem que ele esteja armazenado. Essa ação influencia diretamente na imagem e credibilidade da empresa.

Ademais, o estoque também representa uma área ligada ao capital da empresa. Devido a isso, verificá-lo contribui para a diminuição de perdas significativas de produtos.

7- Não conceder nota fiscal dos produtos

Não conceder nota fiscal dos produtos pode conferir à empresa o título de sonegadora de impostos. A Lei 8.137/90 é responsável por definir o que configura o crime de sonegação fiscal: omissão de informações, elaboração de documentos falsos e fraude na fiscalização.

Essa ação cria repercussão negativa da imagem empresarial e impede que o público-alvo atribua credibilidade ao negócio.

Escolha um sistema de emissão de notas fiscais eficiente!

Gostou de ter conhecido os erros na administração empresarial? Não cometa fraudes fiscais! Entre em contato com o suporte do Nota Simples para conhecer as soluções que nosso sistema disponibiliza!

O artigo lhe foi útil? Leia mais sobre assuntos fiscais em outros artigos que estão no nosso blog. Veja:

Compartilhe:

Posts Recentes