O Nota simples busca, desde o início da sua história, focar em Gerenciador de Nota Fiscal Eletrônica e, por isso, busca entregar uma rotina de Gestão de NF-e que consiga simplificar o processo ao máximo, proporcionando uma experiência mais agradável aos usuários. De que maneira isso é feito?
- - Os clientes podem se cadastrar apenas no momento da Emissão de Notas Fiscais e as informações da empresa podem ser recuperadas a partir do CNPJ, sendo cadastradas, automaticamente, a partir do momento do cadastro para a recuperação em notas futuras;
- - Os produtos cadastrados de maneira prévia são recuperados com todos os códigos de situação tributária e alíquotas de todos os impostos que compõem um item de NF-e: ICMS, IPI, PIS, COFINS e Importação;
- - Se o produto não for cadastrado previamente, com o sistema do Nota Simples é possível definir um padrão (com apoio de um especialista tributário ou contador da empresa), para que seja recuperado quando lançado pela primeira vez em uma nota.
Com a autorização da SEFAZ, as notas são enviadas de forma automática para o e-mail do usuário responsável pela emissão (opcional), podendo criar cópias para outros endereços de e-mail da empresa, setores financeiros e contábil, por exemplo, ou um contador externo. Além disso, existe a possibilidade de definir endereços de e-mails diferentes do destinatário (cliente) para qual a nota foi emitida.
Reenviar uma NF-e é simples, assim como recuperar qualquer Nota Fiscal a partir da tela de consulta, que permite a utilização de diversos filtros para encontrar o registro desejado. São eles:
- - data de emissão ou recepção;
- - notas de entrada, saída ou ambos;
- - emitentes;
- - destinatários;
- - número da nota;
- - chave de acesso;
- - cfop;
- - notas canceladas;
- - emitentes do simples nacional.