Uma nota fiscal eletrônica (NF-e) é um meio de se manter uma relação entre comerciantes, consumidores e os próprios órgãos públicos. Além de garantir toda a legalidade e os direItos do consumidor, esse documento também ajuda a evitar a evasão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Neste artigo, o
Nota Simples irá mostrar a importância da emissão de nota fiscal eletrônica. Leia!
Nota fiscal eletrônica: conheça esse documento
A emissão da nota fiscal eletrônica é uma tarefa presente no dia a dia das empresas. É um hábito tão comum, que a sua importância acaba passando despercebida na maioria das vezes. O projeto de criação da nota fiscal eletrônica foi elaborado por duas entidades importantíssimas para economia brasileira: O
ENCAT (Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais) e a
Receita Federal. O documento digital foi criado a partir da nota fiscal impressa. A emissão de nota fiscal eletrônica tinha o objetivo de garantir uma maior segurança ao contribuinte. Além de auxiliar o
Ministério da Fazenda a ter certo controle sobre a tributação do comércio de produtos e serviços. Em 2008, a emissão da nota fiscal eletrônica passou ser obrigatória, substituindo a nota fiscal tradicional. Certamente, essa nova política de registros mudou toda a relação comercial entre empresas e consumidores.
Importância da emissão de nota fiscal eletrônica: fique atento!
A sua serventia
Um exemplo de motivo pelo qual a importância da emissão de nota fiscal eletrônica é a sua utilidade. A NF-e serve para identificar o produto, onde e quando foi adquirido, além de comprovar sua compra por parte do cliente. No documento, vem informando o tipo do produto, modelo, marca e o seu valor comercial.
Maior controle estatal
Por ser mais difícil fraudar, a nota fiscal eletrônica é um processo confiável por parte do governo brasileiro. Claro, isso tem muito a ver com a facilidade que os órgãos públicos têm de fazer um controle fiscal. O que permite a rápida verificação de informações a respeito de importação, exportação e impostos. A nota fiscal eletrônica pode reduzir os custos de verificação e armazenamento, uma vez que ela deixou de ser física.
Comércio
Com a emissão da nota fiscal eletrônica ou NF-e, os estabelecimentos comerciais não precisam mais imprimir o documento. Afinal, imprimir menos papel, além de ser economicamente vantajoso, é ecologicamente correto. Ou seja, a sustentabilidade também surge como uma das variáveis que compõem a importância da emissão de nota fiscal eletrônica. Também podemos dizer que o trabalho fica até mais fácil. Os administradores ou vendedores não precisarão mais guardar milhares de notas pela empresa. Assim, é possível consultar os documentos eletronicamente.
Clientes
A criação da nota fiscal eletrônica foi uma benção para os consumidores. Pois, com a nota fiscal impressa, os clientes sempre precisavam digitalizar o documento. Como hoje elas são geradas eletronicamente, os clientes estão livres de mais uma burocracia. Além disso, o novo método é capaz de reduzir os erros nos processos de digitalização. Já que agora tudo passou a ser eletrônico, o que facilita o planejamento logístico da mercadoria.
Atenção!
A falsificação, não emissão ou a omissão de valores na nota fiscal eletrônica é crime previsto em lei. De acordo com o Código Penal, a pena por esse delito pode ser uma multa ou reclusão de 02 a 05 anos. Conforme previsto no projeto de
Lei nº 9.249 do dia 26 de dezembro de 1995.
Já ouviu falar do Nota Simples?
Agora que você já sabe a importância da emissão de nota fiscal eletrônica, deixe quem entende do assunto resolver tudo para você!
É nesse momento que surge o Nota Simples para lhe ajudar! Somos uma empresa especializada em emissão de nota fiscal eletrônica. Também trabalhamos com controle de estoque, emitimos gráficos e relatórios gerenciais e muito mais!
Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços. Gostou do artigo?
Acesse o nosso blog e confira outros conteúdos como esse. Confira: