A natureza de operação em notas fiscais diz respeito à ação que está sendo realizada com o produto. Em função disso, embora as classificações sejam diversas, somente é possível usar uma por cada nota. O assunto ainda não ficou tão bem esclarecido? Neste artigo, nos aprofundaremos no tema! Continue a leitura para tirar suas dúvidas e conseguir orientar seus clientes de forma prática.
O que é a natureza de operação em notas fiscais?
Como já foi dito anteriormente,
a natureza de operação em notas fiscais retrata uma operação comercial. Por conta disso, esta precisa estar presente para comprovar a funcionalidade todas as vezes que uma nota for emitida. Veja o exemplo: suponha que a empresa x precise de canetas e as compre da empresa z. Neste caso, a natureza de operação ficará registrada como venda. Entretanto, na hipótese das canetas não apresentarem bom estado, a empresa x pedirá a devolução do produto. Sendo assim, a segunda nota emitida pela empresa z será com natureza de operação referente à devolução. Conseguiu entender? A natureza de operação para notas fiscais está completamente atrelada à atividade que envolve o item em questão.
7 tipos de natureza de operação em notas fiscais
1- Nota Fiscal de Venda
Esse tipo de natureza de operação é disposto na nota fiscal, seja ela física ou
eletrônica, quando há entrega de mercadoria. Deste modo,
não está restrita a nenhum tipo de estabelecimento, podendo ser encontrada em comércio e indústria. 2- Nota Fiscal Complementar
A Nota Fiscal Complementar é emitida com o
objetivo de informar alterações nas informações dispostas na nota fiscal original, identificada como a de venda. Os ajustes podem ser relativos a mudança de preço dos produtos ou, até mesmo, a quantidade requerida pelo cliente. Em razão disso, contribui para questões que envolvam impostos.
3- Nota Fiscal de Retorno
Dentre os modelos de natureza de operação em notas fiscais,
o retorno se destaca por ser aquele onde o produto é devolvido para conserto, por exemplo. O preço, neste caso, poderá ser cobrado ou não.
4- Nota Fiscal de Devolução
Possui como função a invalidação da compra ou venda. Com isso, também retira impostos encontrados na operação comercial. Esta acompanha o produto até o produtor ou fornecedor primário.
5- Nota Fiscal de Remessa
A Nota Fiscal de Remessa está presente
na saída do produto do fornecedor primário até o comércio, por exemplo, onde será vendido. Em função dessa questão, é possível ser compreendida como oposta a Nota Fiscal de Devolução, que é quando a venda já pode ter sido ou não efetuada. Esta natureza de operação em notas fiscais é encontrada, portanto, quando o pedido o produto é feito. Sendo assim, é anterior à venda do item adquirido no comércio ou indústria.
6- Nota Fiscal de Entrega Futura
Diferente do tipo anterior, a Nota Fiscal de Entrega Futura é
caracterizada pelo faturamento anterior à entrega. Então, se faz necessário emitir a Nota Fiscal de remessa posteriormente, quando a entrega for efetuada
7- Nota Fiscal de Venda Consignada
Por fim, a Nota Fiscal de Venda Consignada também está na nossa lista de natureza de operação em notas fiscais. Esta designa não só comerciante e o fornecedor nas etapas de compra e venda, como os modelos anteriores, mas também inclui o cliente final. No entanto,
o vendedor deixa a função dele para outra pessoa e, deste modo, ela é quem ficará responsável por repassar o item ao comprador final.
Garanta um bom software para a emissão e armazenamento de notas!
Gostou de conhecer mais sobre natureza de operação em notas fiscais?
Entre em contato com o Nota Simples para entender quais são as soluções que disponibilizamos! Nossa equipe está pronta para te atender. Aproveite para ler outros artigos como este em nosso blog. Encontre: