Conheça nosso blog
Emissão GRÁTIS por 7 dias sem compromisso
27JUL
NFC-e: conheça a nota fiscal do consumidor eletrônica!
Publicado em 27 de julho de 2020

Nota fiscal do consumidor: o que é e quando usar

A nota fiscal do consumidor eletrônica é um dos principais modelos de notas fiscais. Ela é emitida por grande parte do setor de varejo, como supermercados, lojas, padarias, farmácias, etc. A NFC-e surgiu como uma substituição do cupom fiscal e, hoje, é um tema de grande importância para todas as empresas. Veja, na sequência, tudo o que você precisa saber sobre este assunto!

Tire suas dúvidas sobre a nota fiscal do consumidor!

1) O que é?

A nota fiscal do consumidor eletrônica, também conhecida como NFC-e, é um documento que comprova as transações comerciais de venda. Ela substitui o cupom fiscal e a nota fiscal de modelo 2, documentos comuns no varejo brasileiro. Com a nota fiscal do consumidor, a Secretaria de Estado da Fazenda conseguirá ter acesso a NFC-e no mesmo instante em que ela for emitida.

2) É obrigatória?

A nota fiscal do consumidor é um documento estadual. Sendo assim, cada estado terá autonomia para determinar regras próprias em sua utilização e obrigatoriedade.

3) Quais as vantagens?

Sem dúvidas, a principal vantagem da NFC-e é a contribuição para o meio ambiente, já que ela evita o acúmulo e desperdício de papéis. Ademais, também oferece um ótimo benefício para a gestão fiscal das empresas. Por ser eletrônica, a nota fiscal do consumidor permite um controle mais rápido e prático de cada venda realizada.

4) Qual a relação com o DANFE NFC-e?

O DANFE NFC-e é uma representação simplificada da NFC-e. Após uma compra, é este documento que o cliente recebe do comércio. Este comprovante possui três funções básicas:
  1. conter a chave de acesso para que seja consultada sua regularidade;
  2. incluir o código de barras bidimensional (QR Code) do NFC-e;
  3. acompanhar o trânsito da mercadoria em caso de entrega em domicílio dentro do município.

5) Como emitir uma NFC-e?

A emissão da nota fiscal do consumidor eletrônica exige alguns requisitos, como:
  • inscrição estadual: número composto por 9 dígitos que formaliza quem faz a venda dos produtos físicos. Ela serve para o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • credenciamento na SEFAZ: processo onde as empresas solicitam autorização para emitir a nota fiscal do consumidor eletrônica;
  • Código de Segurança do Contribuinte (CSC): código usado para garantir a autoria e a autenticidade da NFC-e. Ele garante que o DANFE NFC-e não seja falsificado por terceiros;
  • certificado digital: identidade de uma pessoa física ou jurídica, sendo também utilizada como assinatura de documentos digitais.
Após reunir todos os requisitos, você precisará de um sistema emissor de nota fiscal eletrônica. O Nota Simples pode te ajudar nesta etapa! Nosso sistema completo de emissão de NFC-e possui Certificado A1 e A3. Você pode acessá-lo de qualquer lugar direto do seu navegador! E o melhor: oferecemos emissão grátis por 7 dias sem compromisso! Entre em contato conosco e saiba mais!

Saiba mais sobre notas fiscais!

Gostou deste artigo sobre nota fiscal do consumidor eletrônica? No blog do Nota Simples você encontra outros conteúdos esclarecedores sobre o tema! Veja alguns artigos que separamos para você:
Posts Recentes