Conheça nosso blog
Emissão GRÁTIS por 7 dias sem compromisso
04MAI
O que é DANFE e para que serve?
Publicado em 04 de maio de 2020

DANFE: o que é, para que serve e como usar?

Sua empresa faz entrega de mercadorias? Se sim, então você precisa saber o que é DANFE. Os veículos que realizam o transporte dos produtos devem estar munidos dos documentos legais de cada mercadoria, incluindo o DANFE. Caso contrário, a empresa está sujeita a multas. Continue a leitura para entender mais sobre essa documentação tão importante. Fique por dentro!

O que é DANFE: saiba tudo sobre o documento!

Definição

Em primeiro lugar, para entender o que é DANFE, devemos saber que esta é uma sigla para Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica. Trata-se de uma representação gráfica e simplificada da NF-e, mas sem valor fiscal. É importante salientar que o DANFE é um documento obrigatório para circulação de mercadorias. Mas, apesar de conter as principais informações da Nota Fiscal Eletrônica, não pode substituí-la.

Características

O DANFE é impresso pelo vendedor da mercadoria a ser comercializada, antes do início da circulação dos produtos. Contudo, pode ser reimpresso para atender às obrigações tributárias dos contribuintes envolvidos na operação. Além disso, o código de barras permite a leitura por leitor óptico e da chave numérica com 44 posições. Dessa forma, dá acesso às consultas da Nota Fiscal Eletrônica.

Funções

Depois de entender o que é DANFE e suas características, vamos listar as suas funções:
  • facilita o acesso e a conferência de dados por meio da chave numérica de acesso e do código de barras;
  • comprova a legitimidade da transação comercial;
  • auxilia na escrituração das documentações na Nota Fiscal Eletrônica.

Layout

O layout do DANFE deve seguir um padrão determinado pelo Ministério da Fazenda. As recomendações incluem o tipo e o tamanho do papel no qual o documento precisa ser impresso. Se as informações obrigatórias ultrapassarem uma página, o DANFE pode ser emitido em folhas numeradas. Caso a legislação tributária exija a utilização de vias adicionais, é permitida a impressão do documento na quantidade necessária para atender à exigência fiscal.

Informações

O DANFE apresenta informações básicas sobre as operações em curso, como:
  • chave de acesso da NF-e;
  • código de barras;
  • remetente e destinatário;
  • data e horário de saída da mercadoria;
  • informações de transporte;
  • tipo de operação;
  • descrição das mercadorias.

Emissão

Agora você sabe já o que é DANFE, ok! Mas, é necessário ir além e entender também sobre a emissão do documento. A princípio, devemos saber que não são permitidas divergências de informações entre a Nota Fiscal Eletrônica e o DANFE. Portanto, é recomendado que seja utilizado o mesmo sistema gerador de NF-e para imprimir o documento auxiliar. A emissão é permitida após a empresa receber a Autorização de Uso da Nota Fiscal Eletrônica.

Conte com o Nota Simples!

Está precisando de um sistema simples para emitir DANFE? Então, conte conosco! O Nota Simples oferece um emissor de Nota Fiscal Eletrônica acessível, prático e rápido. Nosso sistema realiza cálculos automáticos e envia XML/DANFE ao cliente em contador em poucos segundos. Desfrute dos benefícios de ser nosso cliente! Entre em contato para que possamos explicar melhor como nosso método seguro de emissão de notas fiscais funciona! Gostou deste artigo? No blog do Nota Simples você encontra outros conteúdos sobre notas fiscais e assuntos relacionados. Confira nossos últimos artigos:
Posts Recentes