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Saiba mais sobre como organizar notas fiscais

1- Separe os documentos impressos em pastas
Primeiramente, você precisa de separá-las em lugares específicos. Quando se trata de notas físicas, você pode tentar em caixas ou pastas, por exemplo, separando-as por ano, mês, cliente, produtos e afins, criando um arquivo para elas com pastas suspensas, sanfonadas, ou de qualquer outro material, considerando o melhor para o volume de notas fiscais do seu departamento.2- Defina categorias
Para tornar a organização ainda mais segmentada, de forma que ajude na procura das notas fiscais, você pode adotar algumas categorias e subcategorias para suas notas fiscais, como, por exemplo, entradas e saídas, tipo e data. Isso vale tanto para o seu arquivo físico quanto para arquivos do seu computador. Você também pode utilizar como categoria as datas de vencimento das notas, agrupando-as de acordo com a emissão ou vencimento próximos.3- Tenha um backup das suas notas fiscais
Armazenar documentos no computador é uma maneira prática de se resolver algumas situações, porém não é sinônimo de segurança, pois qualquer coisa que aconteça com a máquina prejudicará seus documentos. Portanto, um backup das notas, em um pendrive ou HD externo, é essencial para garantir a segurança e integridade de seus documentos. Você também pode optar por organizar notas fiscais em nuvem, sendo acessíveis em qualquer dispositivo conectado à internet. Em relação aos documentos de maior importância e seu armazenamento digital, é necessário garantir sua proteção caso a máquina seja formatada.4- Separe as notas com mais de 5 anos
