Conheça nosso blog
Emissão GRÁTIS por 7 dias sem compromisso
31MAI
Veja alguns cuidados importantes para preencher a NFe Complementar!
Publicado em 31 de maio de 2021

Veja alguns cuidados importantes para preencher a NFe Complementar!

Preencher a NFe Complementar pode não ser fácil. Isso porque, diferente de outras, ela serve para corrigir um erro cometido anteriormente. Dessa forma, é necessária muita atenção para que não ocorram outras falhas. Por esse motivo, o Nota Simples preparou este artigo. Citamos alguns cuidados importantes a serem tomados ao preencher a NFe Complementar. Nosso objetivo é te ajudar. Quer ver quais são eles? Continue lendo!

Confira algumas dicas para preencher a NFe Complementar!

1- Descreva o que está sendo complementado

Um cuidado importante ao preencher a NFe Complementar é fazer uma breve descrição do que será corrigido. Esse relato pode estar entre as informações do produto. O objetivo é que no Documento Auxiliar da NFe (DANFE) seja possível identificar rapidamente o motivo dessa emissão.

2- Aplique a mesma natureza da operação

Deve-se usar no campo de finalidade da emissão a mesma natureza de operação da Nota Fiscal anterior. Porém, deve-se acrescentar “2-NFe Complementar”. Isto é, esta parte do documento deve ser preenchida como “Complemento de tributo”, “Complemento de preço” ou “Complemento de Quantidade”. Irá depender de qual informação foi dada de forma errada.

3- Preencha a diferença, não o total

Quando o que estiver errado na NF original for o preço, a quantidade ou imposto, deve-se escrever apenas a diferença. Ou seja, ao preencher a NFe Complementar não é necessário colocar o total. É preciso, apenas, subtrair o valor descrito na original do todo e esse resultado, por sua vez, é o que estará na Nota Complementar.

4- Utilize mesma chave e código

Na NF Complementar é preciso informar a mesma chave de acesso e código de produto. Ou seja, aqueles que constam na NFe original.

5- Complete de acordo com a NFe original

Os campos código, nome, CST/CSOSN, CFOP e NCM dos produtos devem ser completados de acordo com a NF-e original. Porém, lembre-se: apenas deverão ser preenchidos os espaços que realmente forem necessários.

6- Apenas complemente o necessário

Quando aparece um campo numérico no qual não possui erro na NFe original, pode surgir a dúvida: “como devo preencher?”. O campo o qual foi completado corretamente no documento original deve ser preenchido com um “0” na NF Complementar. Isso indicará a falta de necessidade de complemento ou ajuste no valor original.

7- Preencha a forma de transporte

Ao preencher a NFe Complementar, não deixe de completar o campo do Transporte. Nesse caso, deve-se informar, segundo o Orientação de Preenchimento da NF-e, a modalidade sem frete. Desse modo, preencha o campo com o código “9”.

Procure um software habilitado para emitir o documento

Um cuidado importante na hora de emitir a NFe é procurar um software de emissão de NF-e habilitado para a modalidade de NF Complementar. Dessa forma, é importante buscar uma empresa que o tenha. Além de conseguir emitir a NFe Complementar, você garantirá os benefícios:
  • maior segurança;
  • redução das chances de sonegação de impostos;
  • acesso às notas de forma mais inteligente e ágil;
  • ganho de produtividade;
  • diminuição de erros humanos, entre outros.

Entre em contato conosco!

Já conhece o Nota Simples? Nossa empresa é especializada na emissão e armazenamento de notas fiscais. Nós prezamos pelo melhor para você! Por isso, contamos com um ótimo sistema para emissão de nota fiscal eletrônica. Quer conhecer mais sobre nós? Visite nosso site ou entre em contato conosco! Gostou deste conteúdo? Conheça o blog do Nota Simples! Lá você encontra mais artigos como este. Veja algumas sugestões:
Posts Recentes