A razão social de uma empresa é um dos caminhos para o seu crescimento e sucesso. Pois, a criação e registro deste documento é o início de tudo! É nesse momento que os estabelecimentos passam a ser negócios legais, juridicamente falando. Dito isso, é de extrema importância que todas as pessoas que estão iniciando a sua vida empresarial sejam responsáveis. Este artigo foi elaborado justamente para sanar as dúvidas sobre a razão social. Leia!
Saiba o que é uma razão social de uma empresa
A razão social de uma empresa não é “só” um nome bonitinho de um estabelecimento. É como essa empresa vai ser registrada e conhecida diante dos órgãos competentes.
Fazendo isso, o estado entende que aquela empresa a partir de agora é uma pessoa jurídica. E que também exerce as suas atividades financeiras de forma legal.
Além de ser reconhecido oficialmente, o registro da razão social de uma empresa serve para que o estado possa identificar se aquele estabelecimento é uma sociedade anônima, limitada, pequena empresa ou microempresa.
Essa identificação vai influenciar na forma com que aquele negócio será tratado pelos órgãos públicos. É válido ressaltar que não podemos confundir nome fantasia com a razão social de uma empresa. São coisas diferentes!
Por exemplo, o nome fantasia de uma empresa é como ela é conhecida popularmente. Ou seja, é o nome comercial daquela marca ou nome de fachada.
Vemos isso diariamente na TV ou internet com as grandes marcas do ramo de bebidas, vestuário e do automobilismo.
A importância da razão social
Normalmente, a razão social de uma empresa é o nome oficial daquele negócio. É obrigatório que todos os estabelecimentos tenham um nome oficial para ser registrado em nota fiscal, abertura de contas bancárias e qualquer outro tipo de movimentação legal por meio da empresa.
Quando e como é criada a razão social de uma empresa?
Em suma, a razão social de uma empresa é criada quando o estabelecimento abre as portas pela primeira vez. É extremamente importante que o dono ou o procurador da empresa vá até a Junta Comercial da cidade para realizar o registro.
Como definir a razão social?
Como é de costume, as empresas normalmente são registradas com o nome ou o sobrenome de todos os sócios envolvidos na sua criação. Até mesmo sendo muito comum utilizar o mesmo nome fantasia para razão social de uma empresa.
A mesma razão social pode ser usada em outras empresas?
Não! Isso pode até gerar problemas na justiça. Normalmente, quando uma empresa acaba de abrir as portas, é contratado um escritório de contabilidade, ou então uma empresa de auditoria e consultoria, para fazer um levantamento e descobrir se existe ou não outro negócio com a mesma razão social que você escolheu.
Quais documentos são exigidos para o registro?
Definir a razão social de uma empresa é como escolher um nome para um filho. Os órgãos públicos são extremamente rigorosos a respeito da documentação. Geralmente, é exigido:
- RG e CPF do empresário;
- comprovante de residência;
- título de eleitor;
- declaração do Imposto de renda;
- contrato social;
- consulta de viabilidade;
- comprovante de endereço de onde será localizada a empresa;
- cópia de CPF e RG dos sócios.
Conheça o Nota Simples!
O Nota Simples é uma empresa especialista em notas fiscais. Trabalhamos com a emissão de nota fiscal eletrônica. Você não precisa botar a mão na massa, fazemos tudo para você! Também trabalhamos com controle de estoque, gráficos e relatórios gerenciais, entre outros serviços! Entre em contato conosco. Não perca mais tempo!
Gostou do nosso artigo sobre a importância da razão social de uma empresa? Acesse o nosso blog e confira outros artigos como esse: